Certamente você já ouviu alguém dizer que água e óleo não se misturam. Mas não é bem assim. Aliás, separar esses dois elementos é uma tarefa importante para o setor industrial de uma maneira geral e requer o emprego de um equipamento muito específico: a centrífuga decanter. A correta separação de água e óleo resulta em economia, porque pode evitar danos em equipamentos, e preservação do meio ambiente, porque evita o descarte excessivo de produtos. Quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo!
A força centrífuga em uma tridecanter
A centrífuga tridecanter é um equipamento utilizado para a separação de líquidos que têm densidades diferentes. Talvez o exemplo mais comum seja este: água e óleo. Assim como boa parte das centrífugas, a tridecanter é composta por um tambor que gira em torno de um eixo central fixo. A mistura depositada neste recipiente é então submetida à força centrífuga, que é provocada a partir do giro contínuo e em alta velocidade.
Mesmo líquidos com densidades muito próximas podem ser separados
A rotação do tambor provoca a separação dos líquidos a partir da densidade de cada um. Acontece que a força centrífuga faz com que o componente que é mais denso – neste caso a água – seja atraído para as paredes do equipamento, enquanto o componente menos denso, no caso específico o óleo, se acumula na parte central do cilindro. O tridecanter tem como grande diferencial o fato de ser projetado para separar elementos que têm as densidades muito próximas, mas diferentes o suficiente para serem separadas.
Onde posso usar uma centrífuga tridecanter?
Diversos segmentos da indústria utilizam a centrífuga tridecanter em suas atuações pela necessidade de separar líquidos com densidades diferentes. Aqui, separamos algumas dessas indústrias para exemplificar:
1. Química: empregado por exemplo na separação de produtos químicos de produtos residuais.
2. Alimentos e bebidas: usado para separar óleos e gorduras de produtos.
3. Petróleo e gás: separa óleo, água e partículas em plataformas de petróleo offshore e em refinarias.
4. Mineração: utilizado para separar minerais valiosos de minerais de rejeito.
5. Tratamento de águas residuais: útil na separação de sólidos e líquidos em processos como a remoção de lodo e sedimentos.
Quais as vantagens que o tratamento tridecanter oferece?
O tridecanter tem várias vantagens se comparado a outros processos de separação de líquidos. Algumas delas nós listamos abaixo:
1. Alta eficiência de separação: permite resultados precisos e confiáveis.
2. Baixo consumo de energia: projetado para operar com baixo consumo de energia.
3. Baixa manutenção: poucas peças móveis e menos riscos de desgaste reduzem os custos de manutenção.
4. Flexibilidade operacional: capaz de separar ampla gama de líquidos com densidades diferentes.
5. Redução de resíduos: melhora a eficiência geral do processo.
Centrífuga Tridecanter pode ser a solução para o seu negócio
Agora você já sabe que a centrífuga tridecanter é essencial para separar líquidos de densidades diferentes, como água e óleo. E que se trata de um equipamento de alta eficiência, baixo custo operacional e muito flexível. Agora, que tal descobrir qual modelo se encaixa melhor na sua linha produtiva? Então navegue pelo Portal Centrífugas Industriais e conheça todas as alternativas que temos para te oferecer. Se ficar em dúvida, não hesite! Fale com um de nossos consultores.