A indústria nos seus mais diversos segmentos aprendeu ao longo do tempo que fazer o correto tratamento de óleo lubrificante é algo essencial para garantir a longevidade dos equipamentos, diminuir manutenções não programadas, melhorar a eficiência e ainda proteger o meio ambiente. Um investimento em prevenção que reflete diretamente na lucratividade. E para desempenhar a tarefa, as centrífugas industriais se mostram eficientes em várias etapas. Quer saber mais a respeito? Então continue a leitura do artigo!
As opções de tratamento de óleo lubrificante
Como dissemos acima, o tratamento de óleo lubrificante é um processo importante para manter a qualidade do óleo, prolongando a vida útil das máquinas que o utilizam para lubrificação. Ele precisa ser feito de forma frequente, seguindo as orientações dos fabricantes, a fim de que o resultado seja o melhor possível. Entre as técnicas mais usadas no processo estão:
- Centrifugação industrial: Separa as fases por peso específico, e as partículas sólidas submetendo o produto à força centrífuga.
- Filtração: A filtragem remove partículas sólidas e impurezas, impedindo que se acumulem no equipamento e causem danos.
- Desumidificação: Remove a umidade que pode causar corrosão e desgaste prematuro nos equipamentos.
Eficiência da centrífuga industrial no tratamento de óleo lubrificante
Dada a sua eficiência atestada na separação de compostos heterogêneos formados por sólidos e líquidos e por dois líquidos de densidades diferentes, a centrífuga industrial é um dos equipamentos mais empregados no tratamento de óleo lubrificante, especialmente na remoção de partículas sólidas e de impurezas presentes do óleo. Nela, o produto é colocado em um tambor que, movido por um motor, passa a girar em alta velocidade em torno de um eixo central. O movimento contínuo e rápido produz a força centrífuga que, por sua vez, é capaz de separar os elementos a partir da sua densidade, atraindo um para o centro do tambor e o outro para as paredes.
A centrifugação em várias etapas do tratamento
A separação de partículas proporcionada pela centrifugação pode ser integrada a várias etapas do processo de tratamento de óleo lubrificante. Abaixo, listamos algumas dessas aplicações e como ocorrem:
Clarificação: A centrífuga clarificadora é usada nesse tipo de aplicação, para remover impurezas e partículas sólidas maiores.
Separação: Neste caso, a separadora é ajustada para separar líquidos de diferentes densidade, aumentando a eficiência e garantindo um produto mais limpo.
Recuperação de óleo: A centrífuga pode atuar na recuperação do óleo de equipamentos que sofreram vazamentos ou apresentam contaminação.
Tratamento contínuo: O equipamento pode integrar um sistema contínuo de tratamento de óleo lubrificante, garantindo a limpeza constante do produto.
As razões para o correto tratamento de óleo lubrificante
Mas você pode estar pensando naquelas razões que mencionamos no começo deste texto para empregarmos um adequado tratamento de óleo lubrificante. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles:
Vida útil dos equipamentos: O adequado tratamento do óleo lubrificante ajuda a prolongar a vida útil de motores, compressores, redutores e bombas, reduzindo o desgaste e minimizando o risco de falhas.
Custos de manutenção: Quando o óleo é mantido em boas condições, é menos provável que ocorram falhas no equipamento, havendo menos necessidade de reparos e substituição de peças.
Economia de tempo e dinheiro: Evita a necessidade de troca do óleo com frequência.
Eficiência: O óleo limpo e bem tratado ajuda a melhorar a eficiência do equipamento, reduzindo o consumo de energia e ajudando no desempenho geral.
Meio ambiente: Tratado e mantido em boas condições, há menos risco de vazamentos ou descartes inadequados do óleo, evitando danos à natureza.
As diversas opções em centrifugação de óleo em um só lugar
Agora você já sabe os benefícios de realizar o tratamento de óleo lubrificante de forma correta. Que tal então, navegar pelo site e descobrir todas as alternativas que o Portal Centrífugas Industriais tem para oferecer no segmento? E se precisar de ajuda, pode chamar um de nossos consultores e vamos te ajudar.