Tratamento de água industrial com uso de centrífugas

Divulgue esse Artigo

Você já ouviu falar sobre tratamento de água industrial com uso de centrífugas? O termo se refere à forma como a água é tratada ou ainda purificada para ficar em condições ideais de uso e atender as necessidades de diversos segmentos da indústria. E as centrífugas industriais podem ser empregadas em diversas etapas deste processo. Elas são uma importante ferramenta para tornar a atividade mais rápida e eficiente. Gostaria de saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

As etapas do tratamento de água industrial com uso de centrífugas

Para começarmos a falar sobre tratamento de água industrial é preciso dizer que esse processo requer uma série de etapas que são definidas como pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e, às vezes, tratamento terciário. A seguir, vamos explicar cada uma dessas etapas.

  • Pré-tratamento: nele acontece a remoção de sólidos suspensos e materiais orgânicos da água.
  • Tratamento primário: para remoção de materiais dissolvidos e suspensos, como partículas de areia e argila, bem como compostos orgânicos, incluindo óleos e graxas.
  • Tratamento secundário: é quando ocorre a remoção de compostos orgânicos dissolvidos da água.
  • Tratamento terciário: tido como opcional, mas empregado na remoção de produtos químicos orgânicos e inorgânicos, bem como nutrientes como nitrogênio e fósforo.

Razões que tornam importante o tratamento de água industrial

Mas por que o tratamento de água industrial é tão importante? Nós elencamos algumas razões para que as indústrias busquem sempre a maior eficiência deste processo. Vamos a eles:

  1. Qualidade da água: o tratamento remove impurezas e contaminantes. Isso é essencial para garantir a qualidade do produto final e a segurança dos trabalhadores.
  2. Meio ambiente protegido: diminui a quantidade de poluentes descartados nos corpos d’água, evitando a poluição hídrica, que reduz a disponibilidade de água para outras atividades humanas.
  3. Cumprir as leis ambientais: muitas empresas têm que cumprir regulamentações que limitam a quantidade de contaminantes a serem descartados na água e o tratamento ajuda a evitar multas e sanções.
  4. Menos custos operacionais: a água tratada pode ser reutilizada em processos, diminuindo a quantidade de água fresca que precisa ser comprada e também a de água a ser descartada, resultando em significativa economia.

Centrífugas são usadas desde o pré-tratamento

Na realidade, as centrífugas industriais podem ser empregadas nas diferentes etapas do tratamento de água industrial. No pré-tratamento, por exemplo, o equipamento é utilizado na separação de sólidos suspensos como areia, lodo e outros materiais orgânicos, reduzindo a carga para as etapas seguintes. Podem ainda ser empregadas  no processo de clarificação, que remove as partículas mais finas suspensas, melhorando a qualidade da água.

Separação de líquidos e tratamento do lodo

Outra função das centrífugas no tratamento de água industrial é a separação de líquidos de densidades diferentes como, por exemplo, óleo e água, algo essencial para a indústria petrolífera porque permite que o óleo seja recuperado para uso posterior e a água seja tratada e descartada de forma segura. Por fim, o equipamento pode ser utilizado no tratamento do lodo, isolando a água para ser tratada antes do descarte e processando o resíduo sólido que pode ser usado como fertilizante.

Conheça as principais opções no Portal Centrífugas Industriais

Agora você sabe mais sobre a importância do tratamento de água industrial e a respeito de como as centrífugas industriais podem ser eficazes neste processo. Que tal, então, conhecer agora as diversas opções em equipamentos dos melhores fabricantes de todo o mundo? Navegue pelo Portal Centrífugas Industriais e saiba qual deles atende a sua necessidade. Ficou em dúvida? Converse com um de nossos consultores! Nós queremos ajudar.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp