Saiba mais sobre separadores industriais

Divulgue esse Artigo

A indústria nos seus mais variados segmentos trabalha a junção de elementos para a fabricação de um determinado produto. Mas, embora muitos não se deem conta, a separação de misturas heterogêneas também faz parte deste processo em algum momento. E é para isso que existem os separadores industriais, ou centrífugas separadoras como alguns conhecem. Neste artigo, vamos falar mais sobre separadores industriais. O que são, como funcionam e que setores atendem os separadores. Boa leitura!

Separadores industriais para misturas heterogêneas

Antes de seguirmos, precisamos definir os separadores industriais. Esses equipamentos, que são produzidos desde o século 19 e estão cada vez mais tecnológicos, são empregados para separar materiais que tenham diferentes propriedades físicas, sejam elas a sua densidade, o tamanho das partículas presentes, a sua forma ou ainda a composição química.

Vários modelos aplicáveis em diversos segmentos da indústria

Separadores industriais são máquinas utilizadas  amplamente nos mais diversos segmentos da indústria. Entre eles, podemos citar os ramos alimentício, de bebidas, químico, petroquímico, farmacêutico, laboratorial e de mineração, entre outros tantos. Em cada um deles há especificidades que são atendidas por equipamentos de vários modelos, capazes de lidar com elementos delicados como o azeite de oliva e o vinho ou mesmo com a separação de água e óleo, por exemplo.

Conheça os tipos de separadores industriais

São vários os tipos de separadores industriais. Vamos detalhar abaixo um pouco sobre cada um dos mais empregados no mercado:

  1. Centrífugos: são multifuncionais, porque são capazes de separar materiais a partir da diferença de tamanhos das partículas presentes na mistura ou ainda por suas densidades usando forças centrífugas. Um exemplo é o separador de leite, para separar a gordura do líquido.
  1. De gravidade: usados para separar materiais a partir de suas diferentes densidades com aplicação de forças gravitacionais. Um exemplo comum é o separador de água e óleo.
  1. Magnéticos: empregados na separação de materiais ferromagnéticos de materiais não magnéticos. Esse separador é muito comum na indústria de mineração para separar minerais magnéticos de outros.
  1. Por flutuação: esses são os que separam materiais com densidades próximas a partir da diferença de tensão superficial. Com ele é possível separar sólidos de líquidos formando uma camada de espuma.
  1. Por peneiramento: utilizados para separar materiais por tamanho de partícula empregando uma peneira com aberturas de dimensões específicas.

Uso da força centrífuga para a separação

Os separadores centrífugos, como dissemos acima, são os que utilizam a força centrífuga para separar materiais, seja baseado em suas diferentes densidades ou ainda nos tamanhos de partículas. Tudo isso a partir de um processo contínuo.  O funcionamento do equipamento é simples de se compreender. Entenda no passo a passo a seguir:

  1. Alimentação: a mistura a ser separada é colocada em um tambor ou cesto.
  2. Força centrífuga: o recipiente então passa a girar em alta velocidade em torno de um eixo central fixo movimentado por um rotor de grande potência, produzindo a força centrífuga capaz de separar as fases mais e menos densas.
  3. Separador de fases: a camada densa de partículas e a fase líquida ou gasosa são separadas por meio de discos ou placas internas que permitem a coleta separada dos elementos.

Separadores centrífugos são altamente eficientes

Avançados tecnologicamente, os separadores industriais são considerados o meio mais eficiente de separação de misturas por diversas vantagens que proporcionam ao setor produtivo:

  • Alta eficiência: separação em um curto período de tempo.
  • Versatilidade: podem ser utilizadas em diferentes setores industriais.
  • Processo contínuo: importante em processos que exigem alta produtividade.
  • Baixo consumo de energia: isso as torna mais eficientes em termos de custo-benefício.
  • Facilidade de manutenção: relativamente simples no design e operação, o que facilita a manutenção e a reparação.

Saiba qual dos separadores industriais é o ideal para o seu negócio

Agora que você já sabe mais sobre os separadores industriais, que tal descobrir qual deles pode tornar o seu negócio mais eficiente e rentável? Acesse o site e veja a maior disponibilidade de equipamentos dos melhores fabricantes em um só lugar: no Portal Centrífugas Industriais. Visite e confira!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp