As centrífugas industriais são capazes de realizar os mais diversos tipos de operações de separação de elementos em uma mistura heterogênea composta por uma parte sólida e outra líquida ou ainda por duas partes líquidas. Entre os equipamentos mais procurados do mercado está a desnatadeira de leite. Sua função é retirar a gordura do leite para diminuir ou mesmo nivelar as taxas. Com ela, é possível obter um tipo de leite magro e sem gordura. Se interessou? Então leia até o fim esse artigo.
Separação da gordura com o uso da desnatadeira de leite
O leite bovino faz parte dos hábitos alimentares de muitos brasileiros e é benéfico ao organismo em razão da ingestão de proteínas, sais minerais, açúcares e vitaminas. Mas a gordura presente no alimento pode variar significativamente de acordo com fatores como a idade, a raça, a saúde e o tipo de alimentação à qual o animal foi submetido. Por isso, não é incomum que a nata ou creme de leite apresente taxas excessivas de gordura e precise da ação de uma desnatadeira de leite.
Funcionamento similar ao de outras centrífugas industriais
Essa separadora é capaz de isolar os glóbulos de gordura e o leite higienizado por meio da alta rotação centrifuga. A desnatadeira de leite possui duas câmaras, uma destinada ao creme e outra para o leite já desnatado. Ambos os elementos vão sair por coletores distintos ao final do processo. O funcionamento é similar ao de outras centrífugas industriais, com um tambor girando em alta velocidade e gerando uma alta força g sobre o produto, realizando a separação das fases desejadas.
Separação por densidades diferentes
Isso faz com que a gordura, que tem densidade inferior à do leite, se mantenha no centro do tambor, enquanto o leite em sua fase líquida é arremessado para as extremidades do recipiente. É importante dizer que a desnatadeira de leite pode ter capacidade variada de produção de acordo com a necessidade da indústria. Isso é algo valioso, porque faz com que os equipamentos possam atender desde pequenos produtores até grandes laticínios.
Elementos separados dão origem a outros subprodutos
Finalizada a separação, restarão dois produtos a serem utilizados para fabricação de outros subprodutos. Do creme de leite derivam, por exemplo, linhas de manteigas, doces de leite, requeijões, iogurtes e uma preferência nacional: o queijo. Já o leite finaliza o processo clarificado e isento de gordura. Claro que a desnatadeira de leite pode ser ajustada para restituir uma parte deste creme de leite ao líquido. De acordo com a necessidade pode-se obter leite semidesnatado ou ainda, o integral.
Economia, padronização, agilidade de processo e qualidade
Do ponto de vista econômico, uma desnatadeira de leite representa economia de custos, a possibilidade de padronização da produção e uma agilidade inquestionável do processo de fabricação. Sem mencionar a qualidade do produto final.
Por fim, se você está analisando as alternativas em equipamentos, há mais um fator a considerar: a limpeza. Basicamente são duas alternativas. A desnatadeira de leite manual depende da ação do operador ao final do ciclo de trabalho para realizar a higienização.
As automáticas podem ser programadas por um CLP (Controlador Lógico Programável) para remover os sólidos do recipiente por meio da abertura e fechamento de um pistão deslizante que libera a saída desta parte.
Encontre a sua desnatadeira de leite no Portal Centrífugas Industriais
Agora que você conhece mais sobre a desnatadeira de leite, precisa saber onde encontrar a sua. O Portal Centrífugas Industriais tem tudo o que você procura em separadora para leite. Alta tecnologia, ótimos fabricantes e, claro, uma variedade de equipamentos com capacidades diferentes. Acesse www.centrifuga.com.br/
e converse com um consultor. Sua produção merece essa qualidade.