Decanter centrífugo: entenda o que é e como funciona

Divulgue esse Artigo

Você já ouviu falar em decanter centrífugo? Esse equipamento foi projetado para realizar a separação de fases (sólido-líquido ou líquido-líquido) e, assim, recuperar matérias-primas para os mais diversos segmentos industriais. Indústrias alimentícias e de bebidas; frigoríficos, laticínios, química, de combustíveis e minerais, além de rações e subprodutos, utilizam o equipamento. Vamos falar mais sobre ele? Então, aproveite a leitura sobre decanter centrífugo: entenda o que é e como funciona.

Separação de misturas homogêneas com o decanter centrífugo

O decanter centrífugo, ou centrífuga decanter, atua na separação de elementos a partir da sua densidade e, para isso, utiliza a força centrífuga como agente acelerador do processo. Isso é feito tanto no processo produtivo como no pós-processamento, ou seja, para a remoção de sedimentos e clarificação da água, além da adequação e tratamento de efluentes para que possam ser devolvidos a corpos receptores (rios e córregos) dentro das especificações estabelecidas pela legislação ambiental.

Uso da força centrífuga para acelerar o processo

O decanter centrífugo é uma máquina que possui um recipiente (em forma de tambor) para receber a mistura que precisa ser separada, um eixo central e uma rosca transportadora. O tambor é alimentado com o composto homogêneo a ser separado e, uma vez que o motor é acionado, passa a girar em alta velocidade, chegando a milhares de vezes a força da gravidade (força G).

Sólidos e líquidos devidamente separados e com caminhos distintos

É justamente em razão do movimento contínuo e veloz do tambor que a força centrífuga entra em operação no decanter centrífugo. Ela projeta as partículas sólidas, que são mais densas, de encontro à parede do tambor, onde elas são “capturadas” e, em seguida, conduzidas até uma das extremidades do equipamento. Neste ponto há um local apropriado para a descarga dos sedimentos. Essa tarefa é feita pela rosca transportadora, que gira em velocidade diferente (e inferior) à do tambor. A matéria seca – conforme os padrões – é então descarregada.

Processo inclui o controle de vazão da parte líquida

Da mesma forma, a parte líquida, menos densa, segue seu caminho para outra extremidade do decanter centrífugo, onde acontece a vazão do material já clarificado. Esse líquido  é descarregado por meio de aberturas no tambor nas quais se encontram placas de ajuste com alta precisão. Elas ajustam a vazão e qualidade do clarificado definindo a altura da lâmina de líquido no tambor.

Impulsor pode ajudar no processo de decantação da parte líquida

Em alguns equipamentos, o líquido clarificado também pode ser separado com o uso de um impulsor e, em seguida, descarregado do tambor sob pressão. Uma alternativa mais avançada é o impulsor ajustável, com o qual é possível fazer um ajuste contínuo da altura da lâmina do líquido durante o processo, sem ter que interromper o funcionamento.

Decanter centrífugo você encontra no Portal Centrífugas Industriais

Agora que você conhece mais sobre o decanter centrífugo, a que conclusão chegou? Ele  se enquadra no que  a sua empresa precisa? Então agora você pode navegar pelo Portal Centrífugas Industriais e conhecer diversas opções neste equipamento. Acesse www.centrifuga.com.br/ e saiba mais sobre os melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp