Se você tem acompanhado nossos artigos, certamente já sabe que as linhas de decanter são desenvolvidas para resolver uma série de necessidades do setor industrial. Inclusive, o de processamento de bebidas e de alimentos delicados e de alto valor agregado, como é o caso do processo de decanter para azeite. E é justamente sobre duas opções em equipamentos para esta finalidade que vamos tratar dessa vez. Para você que já leu o artigo anterior, este será mais detalhista. Se você ainda não leu, fica a dica que certamente vai enriquecer seus conhecimentos. Vamos lá?
Duas séries específicas para decanter na produção de azeites
Vamos mostrar aqui duas linhas direcionadas à extração de azeite de oliva. Para operações de duas ou três fases, foi projetada a Série X da Alfa Laval. Já a Série Y é especificamente voltada à operação em duas fases. A similaridade entre as duas linhas de equipamentos para decanter em azeite está no fato de ambas proporcionarem uma operação econômica para a cadeia produtiva.
Controle eletrônico do nível de secagem na Série X
Vamos começar pela Série X de separadores do tipo decanter para azeite de oliva. Com capacidade de operação em duas ou três fases, esses decanter possuem um sistema específico denominado Pressão Dinâmica Variável. Graças à geometria de seu tambor e do transportador, uma alta pressão é gerada sobre a parte sólida da matéria-prima antes da descarga. E para controlar o grau de secura desejado, o nível de velocidade (velocidade diferencial) da rosca é gerenciado eletronicamente.
Controle o tom de clareza do produto final
O decanter para azeite da Série X pode ser empregado em operações bifásicas ou trifásicas. Nas trifásicas é possível regular por meio de um sistema próprio o nível do líquido do decanter para otimizar a qualidade do óleo e também o consumo de água. É possível obter um óleo com maior clareza, por exemplo, a partir da adição em menor quantidade de água de diluição.
Separação de óleo, água e sólidos
É importante destacar que o design da centrífuga decanter para azeite é fundamental para a separação da pasta de azeitona em três fases: óleo, sólidos e água. Por meio do processo de centrifugação, a parte sólida da pasta se sedimenta instantaneamente na parede do tambor cilíndrico de posição horizontal. Uma rosca transportadora, que gira no mesmo sentido, mas em velocidade diferente, se encarrega de transportar os sólidos para a extremidade cônica, enquanto o óleo escoa por dentro e a água pelo meio. As fases líquidas não se misturam e seguem caminhos distintos.
Série Y tem design específico para separação em duas fases
Já na Série Y, o design da centrífuga decanter para azeite garante a separação da pasta de azeitona em duas fases: óleo e sólidos úmidos. O processo é o mesmo da separadora da linha X. Há, no entanto, alguns pontos a serem destacados nesta alternativa, como os revestimentos de carboneto de tungstênio na rosca dos modelos Y9 e Y10 (opcional para o Y8). Eles oferecem proteção especial e exclusiva contra desgaste, que reduz significativamente o custo de manutenção do decanter.
Aço inox, controle de sobrecarga e fácil manutenção
As duas séries de decanter para azeite da Alfa Laval são fabricadas em aço inox, com as carcaças que são articuladas para fácil abertura, a fim de facilitar as manutenções e a limpeza. Os equipamentos possuem também um sistema de proteção contra sobrecarga.
Conheça mais sobre a linha decanter para azeite no Portal Centrífugas Industriais
Agora você aprendeu sobre a tecnologia de decanter em azeite, que tal navegar pela nossa página e conhecer mais sobre essas e outras opções. Acesse www.centrifuga.com.br/ e converse com um consultor.