Centrífugas como equipamentos para tratamento de água

Centrífugas como equipamentos para tratamento de água

Divulgue esse Artigo

O processo de decantação é um método tradicionalmente empregado para separar misturas heterogêneas compostas por uma parte líquida e outra sólida. Nele, a mistura é deixada em repouso até que o componente mais denso, por força da gravidade, desça ao fundo do recipiente e permita a separação. Mas nos tempos atuais, o uso de centrífugas tem revolucionado o mercado quando o assunto são equipamentos para tratamento de água. Quer saber mais a respeito? Então siga a leitura.

Equipamentos para tratamento de água mais rápido e eficiente

O uso de centrífugas industriais como equipamentos para tratamento de água é uma maneira de tornar o processo de purificação do recurso hídrico mais rápido, preciso, eficaz e lucrativo. Como? Simples: Com o emprego da força centrífuga. E, diferente da decantação, todo o processo se dá em uma única vez, sem a necessidade de uma intervenção manual para finalizar a separação.

Como é uma centrífuga para tratamento de água?

As centrífugas como equipamentos para tratamento de água são basicamente compostas por um eixo central, um recipiente cilíndrico que gira em torno desta base e um rotor que faz com que essa espécie de tambor gire de forma constante e em alta velocidade. A partir daí, a mistura que está dentro, no caso a água no seu estado bruto, passa pelo processo de separação “empurrada” pela força centrífuga.

Para se livrar de sedimentos e agentes contaminantes

Quando o assunto são os equipamentos para tratamento de água, as centrífugas ocupam papel importante no mercado por garantirem a pureza do recurso que é retirado da natureza, eliminando formas de sedimentos e agentes contaminantes impróprios. Seu uso se destaca porque, além de separar sólidos de líquidos, as separadoras são capazes de separar dois líquidos de densidades diferentes.

A separação de dois líquidos de densidades diferentes

Isso se mostra muito eficiente para o tratamento de água que está contaminada por agentes como óleo, solventes e outros produtos. No processo de centrifugação, os elementos se separam pela ação da força centrífuga, que pode ser milhares de vezes a força da gravidade. A separação se completa quando esses elementos ganham caminhos distintos dentro do equipamento e, ao sair, são depositados em seus próprios recipientes. 

Separação e purificação: duas ações em um só equipamento

Utilizados como equipamentos para tratamento de água, as centrífugas industriais se caracterizam ainda pela versatilidade e, além de separar, funcionam como purificadoras do recurso mineral. A capacidade de atuação precisa levar em consideração qual será o emprego da água e a quantidade a ser tratada. Por isso, a separadora pode ser fabricada sob medida, considerando as especificações definidas pela empresa para extrair o melhor desempenho.

Decanter para tratamento de águas residuais

No caso dos equipamentos para tratamento de água do tipo decanter, há indicação para instalações menores de águas residuais, porque oferecem desaguamento confiável e de baixo custo do lodo. Neste caso específico, a proposta é remover toda a água do lodo porque, quanto  mais seco o lodo, menos espaço ele ocupa e menos pesa, o que resulta em economia nos custos de transporte e descarte.

As melhores opções em equipamentos para tratamento de água

Gostou? Precisa de equipamentos para tratamento de água? Então você precisa conhecer o Portal Centrífugas Industriais. Acesse o site  www.centrifuga.com.br/ e descubra quais são as melhores soluções em centrífugas industriais e qual delas se encaixa no seu projeto. Se tiver dúvidas, fale com um de nossos consultores. 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp