Centrifugação: um método eficiente para a separação de misturas

Centrifugação_ um método eficiente para a separação de misturas

Divulgue esse Artigo

Em vários processos industriais ou laboratoriais, em algum momento pode ser necessário separar dois elementos, que podem ser líquido e sólido ou ainda líquido e líquido de densidades diferentes. É nesta hora que é empregada a centrifugação, um método eficiente para a separação de misturas. Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura deste artigo que preparamos especialmente para isso.

Separação de misturas heterogêneas a partir da centrifugação

A centrifugação é uma técnica usada para a separação de misturas que são heterogêneas. Um bom exemplo é o seu emprego é o desaguamento de lodos em processos de tratamento de água e esgoto, feito a partir de uma centrífuga decanter. O método pode ser empregado também com produtos químicos e petroquímicos e o objetivo, em todos os casos, é fazer com que reste a menor quantia possível de umidade nas partes sólidas após a separação de misturas.

Diferença de densidade está no centro do processo

A separação de misturas é possível porque o processo de centrifugação é baseado na diferença de densidade entre os elementos. No caso acima, a água e o lodo que, de início, estão unificados em uma só massa, mas que podem – e devem – estar separados após o uso da força centrífuga que, provocada por rotações em alta velocidade em torno de um eixo fixo, conduz as partículas sólidas para a periferia do tambor onde o processo é realizado. 

Óleo, graxa e partículas sólidas

Há ainda linhas de equipamentos capazes de realizar a separação de misturas como óleo, graxa e partículas sólidas de líquidos à base de água e de óleo. Nestes casos, a separação de misturas é fator fundamental para aumentar a vida útil do maquinário e reduzir custos com descarte de líquidos e filtros contaminados, por exemplo.

Processos delicados como o das cervejas

A separação de misturas na centrifugação pode ainda envolver processos delicados como o exigido pela indústria cervejeira, seja ela grande ou pequena. Neste caso, uma centrífuga faz a remoção contínua do excesso de leveduras e microrganismos, sem contar os eventuais detritos celulares, na busca pela padronização do produto final e garantindo uma cerveja recuperada de qualidade.

Uso biofarmacêutico do separador

E a variedade de segmentos que utilizam o processo de centrifugação é tão vasta que a separação de misturas que é eficiente para o setor cervejeiro, também se destaca nas aplicações biofarmacêuticas, ao separar sólido de líquido, e é normalmente empregada como clarificadora ou purificadora e concentradora em laboratórios.

Força e desempenho para atuar em navios

É bom dizer também que a separação de misturas não se limita a processos delicados. Há linhas de centrífugas destinadas a operar em navios. Trata-se de sistemas voltados à limpeza de óleo hidráulico, capazes de remover 100% da água livre e 99% das partículas de 2 a 5 μm do óleo. Isso amplia a vida útil e a confiabilidade do sistema, reduzindo o desgaste e, claro, os custos. 

No Portal Centrífugas Industriais você encontra soluções em centrifugação

Viu quanta utilidade é possível com a separação de misturas a partir da centrifugação? Então agora é hora de conhecer o Portal Centrífugas Industriais e sua linha completa de soluções em centrífugas. Acesse nosso site www.centrifuga.com.br/ e converse com um de nossos consultores para saber qual a melhor alternativa para o seu negócio.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp