A importância da centrifugação sólido-líquido e como ela se dá

A importância da centrifugação sólido-líquido e como ela se dá

Divulgue esse Artigo

A centrifugação é um dos métodos mais eficientes para a separação de dois ou mais elementos que estão reunidos em uma só mistura. O processo é uma forma de acelerar a decantação de um dos elementos, por exemplo, no caso da combinação sólido-líquido. Isso é utilizado, por exemplo, em larga escala nas estações de tratamento de água e esgoto. Quer saber mais? Então acompanhe esse artigo. Boa leitura!

Alta velocidade é empregada na centrifugação sólido-líquido

A centrifugação sólido-líquido é um processo realizado por um equipamento dotado de um tambor em alta velocidade, gerando alta força g. O trabalho de separação dos elementos se dá a partir da movimentação desse recipiente em alta velocidade e de maneira contínua. Isso faz com que as partículas de maior densidade (as sólidas) sejam “arremessadas” para a periferia deste receptáculo, enquanto a de menor densidade (a líquida) fica no centro.

Fator importante para o tratamento de água e esgoto

A atuação da centrifugação sólido-líquido é, como dissemos, um fator importante para o processo de tratamento de água e esgoto. O saneamento emprega de forma intensa esse modelo para remover o lodo que envolve a parte líquida do material proveniente do esgotamento sanitário ou mesmo para remover partículas sólidas, por exemplo de terra, que são arrastadas junto às águas na captação de um manancial. Em ambos os casos, o processo é eficiente.

Separação sólido-líquido para aumentar a vida útil de equipamentos

Com a centrifugação sólido-líquido é possível ainda remover partículas sólidas de óleos lubrificantes e combustíveis, como é o caso de óleos hidráulicos e óleo diesel. O processo de centrifugação neste caso auxilia no aumento da vida útil dos equipamentos onde são aplicados, gerando economia de escala em consumo e/ou manutenções. Tudo isso reflete na redução de custos e, claro, na lucratividade de empresas..

Você precisa saber: velocidade e eficiência caminham juntas

Um aspecto importante da centrifugação sólido-líquido está na velocidade da rotação. Claro que devem ser considerados o material a ser separado e a capacidade da centrífuga, mas basicamente quanto maior a capacidade de rotação, melhor será a eficiência na separação dos materiais. Alguns separadores industriais podem chegar a 15.000 rotações por minuto.

Equipamentos para centrifugação sólido-líquido no Portal Centrífugas Industriais

E aí, você compreendeu a importância da centrifugação sólido-líquido e como ela se dá?  Que tal agora conhecer as mais diversas linhas de centrífugas para esse tipo de processo? O Portal Centrífugas Industriais tem diversas opções em centrífugas sólido-líquido. Acesse nosso site www.centrifuga.com.br/,  conheça nosso portfólio e descubra qual deles é a melhor solução para o seu negócio.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp