Entenda o que é a centrifugação e como o processo funciona

Entenda o que é a centrifugação e como o processo funciona

Divulgue esse Artigo

Certamente você já ouviu falar sobre centrifugação em algum momento da sua vida. Mas você sabe exatamente o que é esse processo? Centrifugação é uma técnica usada para a separação de misturas heterogêneas. Com o emprego da força centrífuga, é possível separar materiais sólidos de líquidos ou líquidos de líquidos com diferentes densidades. Quer entender mais sobre esse processo? Nós vamos te explicar neste artigo. Siga a leitura!

Densidade dos elementos e velocidade e a sua relação com a centrifugação

A centrifugação se baseia na diferença de densidade. Assim, o método empregado para a separação de misturas tidas como heterogêneas. Na prática, o processo se dá quando a força centrífuga, por meio da rotação em alta velocidade, provoca a sedimentação de um dos materiais – no caso o mais denso – no fundo do equipamento, enquanto o de menor densidade se agrupa na parte superior do recipiente.

Centrífuga é o equipamento que faz o processo

Para realizar a centrifugação é utilizado um equipamento chamado centrífuga, que pode variar de acordo com seu tamanho, velocidade e, especialmente, em razão do trabalho que será desempenhado. Basicamente, o composto com os elementos que precisam ser separados é alimentado em um tambor (rotor) e, em seguida, esse material é submetido a movimentos circulares uniformes e em alta velocidade.

Velocidade de rotação influencia na eficiência do processo

A velocidade da rotação – que é medida em rpm (rotação por minuto) – leva em consideração o material que deve ser separado no processo de centrifugação e, claro, a capacidade do separador. Geralmente, quanto maior a rotação, melhor a eficiência na separação dos elementos.

A centrifugação na indústria

A centrifugação é útil para a indústria, laboratórios (biológicos e químicos) e até no ambiente doméstico (sua lavadora de roupas usa esse processo, lembra?). No segmento industrial, a centrifugação é empregada para diversos fins e setores como, por exemplo:

  • Na padronização do leite;
  • Para fabricar óleos vegetais;
  • Na purificação de fármacos e reagentes químicos;
  • Para a secagem de sais; 
  • No refino do petróleo; 
  • Para estações de tratamento de água e esgoto; 
  • No processo de fabricação de vinhos e cervejas.

Diferença entre centrifugação e decantação

Vale ainda dizer que centrifugação e decantação, dois processos com objetivos semelhantes, se diferem. Na centrifugação, a ação de aceleração obriga as partículas ou o líquido de maior densidade a se sedimentar no fundo do recipiente. Já na decantação, a mistura permanece em repouso durante um período de tempo para se separar naturalmente, por meio da ação da gravidade.

Portal Centrífugas Industriais tem a solução em centrifugação industrial

Gostou? Se seu negócio precisa de centrifugação, conheça o Portal Centrífugas Industriais. Conte com o mais amplo portfólio de separadoras. Acesse nosso site www.centrifuga.com.br/ e veja como podemos ajudar.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp