O que é o tratamento de rejeitos industriais e qual sua importância?

Divulgue esse Artigo

Você já ouviu falar em rejeitos industriais? Pois esse resultado de diversos processos industriais que não tem valor econômico ou mesmo não são tidos como aproveitáveis, precisam de uma destinação correta para não prejudicar o meio ambiente. É por isso que o tratamento de rejeitos industriais é algo essencial e que precisa ser feito com eficiência. E um dos meios mais indicados para isso é com o emprego de centrífugas industriais. Quer saber mais? Nós preparamos esse artigo especialmente para você.

Tratamento de rejeitos industriais com eficiência

Toda atividade industrial gera resíduos que não possuem qualquer valor econômico ou que possam ser aproveitados novamente pelas empresas. Por isso, esses rejeitos sólidos, líquidos ou mesmo gasosos precisam ser descartados. Mas esse descarte tem que ser feito de forma a não prejudicar o meio ambiente e a saúde pública. Daí a necessidade de realizar o tratamento de rejeitos industriais seguindo parâmetros que garantam que as substâncias presentes no material sejam totalmente eliminadas. Entre esses compostos podem estar, por exemplo:

  • Metais pesados;
  • Produtos químicos tóxicos;
  • Óleos minerais e vegetais.

Origem dos rejeitos

A origem dos resíduos pode estar ligada a diversos processos industriais, como, por exemplo, a produção de energia, a mineração, a fabricação de produtos químicos, ou mesmo a produção de alimentos e bebidas. Duas medidas são necessariamente importantes no processo. Uma delas é reduzir a quantidade de resíduos. A outra é evitar que o descarte das sobras comprometa a qualidade dos ecossistemas ou da vida das pessoas. Por isso, o chamado tratamento de rejeitos industriais se torna essencial.

Mas como é feito esse tratamento de rejeitos industriais?

Se trata de um conjunto de técnicas e processos que podem incluir a separação, classificação, reciclagem, tratamento físico-químico e biológico dos resíduos. Esse tratamento pode ser realizado nas próprias empresas ou ainda em unidades especializadas, como as estações de tratamento de efluentes (ETEs) e as unidades de tratamento de resíduos (UTRs). Fato é que o processo ajuda ainda a garantir a sustentabilidade das atividades da indústria em geral.

E como as centrífugas industriais entram neste processo?

As centrífugas industriais são empregadas para separar compostos heterogêneos formados por sólidos e líquidos ou ainda por dois líquidos de densidades diferentes a partir do uso da força centrífuga. Essa força é gerada pela rotação de um tambor, movido por um motor, em torno de um eixo fixo. O efeito causado pelo movimento contínuo em alta velocidade faz com que os compostos de densidades diferentes se isolem nas paredes ou no centro do recipiente, promovendo a separação.

Separação de sólidos e líquidos

Neste caso, as centrífugas industriais são empregadas para separar sólidos e líquidos que estão presentes no material que passa pelo tratamento de rejeitos industriais, permitindo que a água ou outros líquidos dos resíduos sejam tratados separadamente. Isso pode  auxiliar na redução da quantidade de resíduos gerados.

Recuperação de materiais valiosos

Há alguns casos em que os rejeitos industriais podem conter materiais valiosos, como metais ou minerais, que podem ser recuperados. O uso das centrífugas para isso é eficiente. Esses materiais podem ser isolados dos demais componentes do rejeito seguindo o mesmo princípio de separação, podendo ser reutilizados ou vendidos.

Tratamento de lodos

Algumas atividades industriais geram um lodo que contém fibras, sólidos e líquidos. Isso é bem comum na produção de papel e celulose. As centrífugas podem ser utilizadas para separar esses componentes no tratamento de rejeitos industriais e permitir que a água seja tratada e o lodo descartado de forma mais adequada.

Tratamento de efluentes

Por fim, a separação de sólidos e líquidos presentes em efluentes industriais também pode ser feita de forma eficiente pelas centrífugas no tratamento de rejeitos industriais. Isso facilita o processo desses efluentes em estações de tratamento de água e esgoto.

Conheça as opções em separadoras para rejeitos industriais

Agora você sabe que o tratamento de rejeitos industriais é necessário e que dele há uma série de benefícios. Se você precisa encontrar a separadora ideal para os resíduos da sua empresa, nós temos mais uma dica. Navegue pelo Portal Centrífugas Industriais  e veja todos os modelos que temos à sua disposição. São várias opções e uma delas certamente vai atender a sua necessidade.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp