Você já ouviu falar em separador trifásico? Pois bem, esse é um equipamento muito empregado pela indústria e serve para fazer a separação em três fases distintas: sendo duas líquidas e uma sólida. Quer entender como isso acontece na prática e como funciona esse tipo de centrífuga industrial? Então a dica é continuar lendo esse artigo que foi pensado exatamente para detalhar esse processo.
Diferença de densidade também é base para o separador trifásico
Assim como nos demais tipos de processos similares, um separador trifásico funciona baseado na diferença da densidade dos elementos que fazem parte da mistura a ser separada. Essa mistura é então introduzida na separadora, que passa a rotacionar em alta velocidade e gera uma força centrífuga suficiente para separar os componentes que tenham diferentes densidades.
Como funciona as etapas do processo de separação?
A separação de líquidos, gordura e sólidos em uma centrífuga industrial envolve um processo mais complexo do que a separação de apenas de 2 compostos. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
• Rotação: Assim como no processo de separação de líquido e gordura, a centrífuga é colocada em rotação a alta velocidade. A força centrífuga gerada, empurra os componentes mais densos para longe do eixo de rotação.
• Separação dos Sólidos: Devido à força centrífuga, os sólidos presentes na mistura são empurrados para a parte externa da centrífuga, formando uma camada separada do líquido e da gordura.
• Camada Intermediária: Entre a camada de sólidos na parte externa e o líquido e a gordura mais próximos do eixo de rotação, pode se formar uma camada intermediária contendo gordura e parte do líquido. A gordura flutua sobre o líquido mais denso nessa camada.
• Descarga dos Sólidos: A camada de sólidos acumulada na parte externa da centrífuga é removida através de mecanismos de descarga apropriados. Isso pode envolver sistemas de raspagem ou outros dispositivos de coleta.
• Separação da Gordura: A camada intermediária contendo gordura é separada do líquido mais denso. Isso pode ser feito por meio de uma abertura específica na centrífuga que permite a coleta da gordura.
• Líquido Clarificado: O líquido menos denso, que é o componente principal da mistura inicial, permanece mais próximo do eixo de rotação. Esse líquido clarificado é coletado em uma área diferente da centrífuga.
Mas quais as vantagens do separador trifásico?
Entre os benefícios do processo realizado a partir do separador trifásico estão aumento da eficiência e da qualidade, diminuição do impacto à natureza e economia de custos e energia. Nós detalhamos um pouco mais cada um deles abaixo:
• Aumento da eficiência da produção: mais rentabilidade e menor desperdício.
• Redução do impacto ambiental: resíduos são descartados de forma adequada e minimizam a contaminação do meio ambiente.
• Economia de energia: separação realizada em equipamentos menores e com menor consumo de energia, o que gera economia.
As melhores opções em separador trifásico em um só lugar
Agora que você sabe mais sobre o separador trifásico, que tal conhecer diversas opções dos melhores fabricantes e escolher o que melhor se adapta ao seu negócio. Acesse o site e confira no Portal Centrífugas Industriais.