Separador-trifásico_-o-que-é,-como-funciona-e-onde-é-empregado

Separador trifásico: o que é, como funciona e onde é empregado

Você já ouviu falar em separador trifásico? Pois bem, esse é um equipamento muito empregado pela indústria e serve para fazer a separação em três fases distintas: sendo duas líquidas e uma sólida. Quer entender como isso acontece na prática e como funciona esse tipo de centrífuga industrial? Então a dica é continuar lendo esse artigo que foi pensado exatamente para detalhar esse processo.

Diferença de densidade também é base para o separador trifásico

Assim como nos demais tipos de processos similares, um separador trifásico funciona baseado na diferença da densidade dos elementos que fazem parte da mistura a ser separada. Essa mistura é então introduzida na separadora, que passa a rotacionar em alta velocidade e gera uma força centrífuga suficiente para separar os componentes que tenham diferentes densidades.

Como funciona as etapas do processo de separação?

A separação de líquidos, gordura e sólidos em uma centrífuga industrial envolve um processo mais complexo do que a separação de apenas de 2 compostos. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

            • Rotação: Assim como no processo de separação de líquido e gordura, a centrífuga é colocada em rotação a alta velocidade. A força centrífuga gerada, empurra os componentes mais densos para longe do eixo de rotação.

            • Separação dos Sólidos: Devido à força centrífuga, os sólidos presentes na mistura são empurrados para a parte externa da centrífuga, formando uma camada separada do líquido e da gordura.

            • Camada Intermediária: Entre a camada de sólidos na parte externa e o líquido e a gordura mais próximos do eixo de rotação, pode se formar uma camada intermediária contendo gordura e parte do líquido. A gordura flutua sobre o líquido mais denso nessa camada.

            • Descarga dos Sólidos: A camada de sólidos acumulada na parte externa da centrífuga é removida através de mecanismos de descarga apropriados. Isso pode envolver sistemas de raspagem ou outros dispositivos de coleta.

            • Separação da Gordura: A camada intermediária contendo gordura é separada do líquido mais denso. Isso pode ser feito por meio de uma abertura específica na centrífuga que permite a coleta da gordura.

            • Líquido Clarificado: O líquido menos denso, que é o componente principal da mistura inicial, permanece mais próximo do eixo de rotação. Esse líquido clarificado é coletado em uma área diferente da centrífuga.

Mas quais as vantagens do separador trifásico?

Entre os benefícios do processo realizado a partir do separador trifásico estão aumento da eficiência e da qualidade, diminuição do impacto à natureza e economia de custos e energia. Nós detalhamos um pouco mais cada um deles abaixo:

            • Aumento da eficiência da produção: mais rentabilidade e menor desperdício.

            • Redução do impacto ambiental: resíduos são descartados de forma adequada e minimizam a contaminação do meio ambiente.

            • Economia de energia: separação realizada em equipamentos menores e com menor consumo de energia, o que gera economia.

As melhores opções em separador trifásico em um só lugar

Agora que você sabe mais sobre o separador trifásico, que tal conhecer diversas opções dos melhores fabricantes e escolher o que melhor se adapta ao seu negócio. Acesse o site e confira no Portal Centrífugas Industriais.

Centrífugas-para-tratamento-de-águas-e-efluentes

Centrífugas para tratamento de águas e efluentes

O tratamento de águas e efluentes tem papel essencial, seja para garantir o consumo adequado, ou ainda para a conservação do meio ambiente. E de uma forma ou de outra, é preciso remover impurezas da mistura em sua forma bruta. E neste cenário, o uso de Centrífugas decanter surge como um método rápido, prático e eficaz para garantir a qualidade do processo. Quer saber mais sobre a ação de Decanter Centrífugo? Então aproveite esse artigo e saiba mais sobre centrífugas para tratamento de águas e efluentes!

 O que é tratamento de águas e efluentes?

 Antes de mais nada, vamos definir o que é o tratamento de águas e efluentes. 
 
                • Tratamento de água: Neste processo, a proposta é a remoção de impurezas contaminantes e também de substâncias tidas como indesejadas presentes na água. Assim, o recurso retirado bruto da natureza pode se tornar apropriado para consumo humano, ou ainda para atividades como emprego industrial ou para irrigação de plantios.
 
                • Tratamento de Efluente: A ideia é remover poluentes que permaneçam na água residual ou no esgoto antes que esse líquido possa retornar ao meio ambiente ou possa ser reutilizado. A eficiência do tratamento de águas e efluentes é, portanto, primordialmente uma questão de saúde pública e de conscientização. Percebe que é um ciclo que é alimentado todos os dias e que depende de equipamentos e técnicas modernas para se tornarem eficientes em uma época na qual o tempo é vital?

 Empregadas desde o tratamento primário de efluentes

 No caso dos efluentes, os Decanters industriais são úteis e indicadas a diferentes fases do tratamento. A definição depende, basicamente, do tipo de processo e daquilo que está sendo tratado. As mais comuns aplicações das centrífugas no tratamento de efluentes são:
 
                • Separação de sólidos: Principalmente no tratamento primário. A centrifugação é indicada para a remoção de sólidos grosseiros e sedimentáveis. Entre eles, areia e lodo, por exemplo, o que torna os efluentes mais fáceis de tratar nas fases seguintes.
                • Clarificação: Remoção de partículas mais finas que não se separam facilmente por sedimentação. Pode ser empregada no tratamento primário e secundário.
                • Desidratação de lodos: Amplamente usadas para desidratar lodos e assim tornar mais fácil o manuseio e transporte. Vale dizer que o lodo produzido no tratamento biológico é rico em matéria orgânica e serve como fertilizante. 
                • Remoção de óleos e graxas: O processo é essencial para reduzir o impacto ambiental e atender aos padrões regulatórios de descarga.

Centrífugas Decanter atuam em diversas áreas da Indústria nos mais variados processos

 Os Decanter Centrífugos, são essenciais para tratar subprodutos de processos industriais e para a redução de volume de resíduos sólidos em estações de tratamento, como:

• Estações de tratamento de água;
• Estações de tratamento de esgoto;
• Indústria alimentícia;
• Usinas de cana de açúcar;
• Indústria de biocombustíveis;
• Indústria de papel e celulose;
• Refinarias de petróleo.            

 Eficiência comprovada no tratamento de águas e efluentes

Resumidamente, os Decanters Centrífugo se mostram a melhor escolha para os vários processos de tratamento de águas e efluentes porque sua tecnologia é capaz de promover uma separação eficiente de sólidos e líquidos de diferentes densidades, atuar na clarificação, desidratação de lodos e na remoção de contaminantes como óleos e graxas. 
A eficiência da centrífuga decanter para efluentes é notada, principalmente, em indústrias que lidam com grandes quantidades de lodo, seja na separação bifásica ou trifásica, garantindo redução de custos.
 
No entanto, outros fatores devem ser considerados como vantagens na utilização de centrífuga decanter para efluentes, como:
 
• Economia: a capacidade de filtragem da centrífuga decanter para efluentes reduz custos, principalmente os logísticos, de descarte e recuperação de resíduos;
 
• Sustentabilidade: as centrífugas decanter para efluentes permitem maior recuperação de subprodutos, que podem ser reaplicados em outro processo, além de preparar o efluente para descarte seguro.
 
E agora que você sabe mais sobre como os equipamentos são úteis ao segmento, que tal navegar pelo Portal Centrífugas Industriais e descobrir qual é a melhor delas para seu negócio? Acesse e confira.